Nossa Palavra – Os seis prefeitos de Taquaritinga nos últimos 35 anos

Compartilhe esta notícia:

Desde 1987, quando do falecimento de Dr. Horácio Ramalho, prefeito à época, que substituiu Dr. Adail Nunes da Silva, falecido em 1986, eleitos por votação popular, em 1982, Taquaritinga teve, ao longo dos últimos 35 anos, seis prefeitos a administrá-la, uns com dois mandatos outros com apenas um, com um fato bem curioso e importante: todos ainda continuam vivos e participando da política local.

A primeira gestão de Tato Nunes ocorreu justamente em julho de 1987, até dezembro de 1988, oportunidade em que ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal, assumindo o posto de prefeito, devido o falecimento do Dr. Adail (que era seu pai) e do vice Dr. Horácio. Depois, em 1992, foi eleito novamente prefeito, através do voto popular, vencendo seu concorrente, Sérgio Salvagni, por apenas 334 votos de diferença. Sua grande conquista para Taquaritinga foi a instalação do Corpo de Bombeiros, instituição que realiza um dos mais valiosos trabalhos para a população. Após cumprir seu mandato de quatro anos, não mais se candidatou a nenhum cargo público.

Antes, em 1989, eleito no ano anterior, Milton Nadir entrava para a política local, conquistando a vaga de administrador no Paço Municipal, numa das eleições mais disputadas em Taquaritinga, derrotando seu adversário, Sérgio Salvagni, por apenas 4 votos de diferença. Na oportunidade, trouxe para Taquaritinga a Fatec e construiu o ginásio de esporte “Antonio D’Ambrósio”, além de várias obras que marcaram como uma das melhores administrações municipais. Nas eleições de 2000, venceu seu concorrente, Sérgio Salvagni, que concorria à reeleição.

Por falar em Salvagni, em 1996, com apoio de vários partidos políticos, foi eleito prefeito de Taquaritinga (pela segunda vez, a primeira em 1976). Sua administração ficou marcada pelo fato de transferir a Prefeitura do centro da cidade para o antigo prédio onde hoje está instalado o AME. Atualmente, ocupa o cargo de superintendente do Saaet.

Em 2004, a grande surpresa nas eleições municipais foi a eleição de José Paulo Delgado Junior, atuante vereador, derrotando Milton Nadir, que concorria à reeleição. Vale destacar que o eleito teve a seu favor os eleitores de Sérgio Salvagni, que concorria também ao cargo, mas nas últimas semanas abandonou o barco. Como administrador público, Paulo Delgado foi reconhecido pela maioria da população como um dos melhores prefeitos de Taquaritinga, em razão da seriedade com que conduziu a cidade. Sua reeleição ocorreu em 2008, vencendo, com certa tranquilidade, seu maior concorrente, Dr. Dib, por larga diferença de votos.

Já em 2012, as eleições municipais foram ganhas pelo candidato Dr. Fúlvio Zuppani, derrotando o atual prefeito, Vanderlei Mársico, também candidato à época, com boa diferença de votos. Foi uma administração marcada pela simplicidade do eleito, que pouco comemorava suas conquistas junto às esferas estadual e federal, dentre elas a Praça da Juventude, que ainda encontra-se em construção no Jardim São Sebastião.

Nas eleições de 2016, Dr. Fúlvio concorreu à reeleição, mas acabou sendo derrotado pelo candidato Vanderlei Mársico. Com muitas promessas, mas poucas realizações, conseguiu, com a ajuda de alguns deputados, amigos seus, resolver um grande impasse na cidade, que foi a reforma do Cine São Pedro e a remodelação da praça Dr. Horácio Ramalho (obra inacabada) e ainda transformando a represa da Colombo em um parque aquático. Investiu, também, em alguns bairros, destacando-se o Jardim São Sebastião, com obras de infraestrutura viária.

Não foi difícil conquistar sua reeleição ao cargo, em 2020, mesmo tendo como adversário o ex-prefeito Paulo Delgado. Reuniu, a seu favor, diversos partidos políticos, os quais o ajudaram na vitória, cargo em que permanecerá ainda, por mais três anos.

Como destaque final, vale lembrar que Taquaritinga também foi administrada, por poucos dias, em julho de 1987, pelo Dr. Sidnei Sudano, procurador jurídico da Prefeitura naquela oportunidade.

Compartilhe esta notícia: